Focus Consultoria

SÉRIE: | Nº 06 - 08/05/20

Ética: Ou Temos, ou Não Temos

Ética é um desafio contemporâneo no mundo corporativo. A origem da ética ocorreu na Grécia antiga sob o nome de “ethos”, significando “nosso lugar enquanto humano, o lugar onde vivemos”. Em outras palavras, ética é a “nossa casa”. Ou de forma mais contundente: “É o que nós somos”.

Ecoam ainda nos meus ouvidos a lembrança da voz firme de papai dizendo: “Aqui nesta casa, você não vai fazer isso”. Ele não admitia coisa errada e deixou um exemplo insuperável.

“Nossa Casa” é mais do que a casa onde vivemos. “Nossa Casa” é o nosso casamento, são os grupos sociais a que pertencemos, são nossos vizinhos, a comunidade de fé onde participamos, a empresa onde trabalhamos e ganhamos nosso sustento e realizamos nossos sonhos e projetos.

Prof. Dr. Mário Sergio Cortella, brilhante filósofo e educador nos oferece uma conceituação pertinente sobre ética: “É o conjunto de princípios e valores que usamos para responder a três grandes questões da vida humana: Eu quero? Eu devo? Eu posso?”

Ele continua com relevância: “Há coisas que queremos, mas não devemos. Há coisas que devemos, mas não podemos. Há coisas que podemos, mas não queremos”.

Agora que o COVID-19 nos forçou a valorizar a “Nossa Casa”, tanto para enfrentar o risco de contrair a doença como para manter os negócios funcionando em regime de HOME-OFFICE, as relações éticas ganham absurda relevância.

Trabalhando em home-office o único controle efetivo que nos regula é a nossa consciência ética.

Posso dizer que estou fazendo, quando na verdade não estou. Posso afirmar que já fiz, quando na verdade nem ainda comecei. Posso informar que já está pronto quando está longe de terminar. Posso gerar um relatório que diz que trabalhei 8 horas, quando na verdade foram apenas 5. Posso afirmar que li o projeto todo, quando sequer o abri. Posso dizer que estou esperando há meia-hora, quando cheguei atrasado em 5 minutos. 

Alguém disse que “fazer a coisa certa sempre” é um grande lema. O difícil é fazer.

Não a coisa certa que me convém, que me leva a tirar proveito. Mas o certo porque é certo. Tem coisas que reprovamos nos outros até chegar a nossa vez e começamos a achar que, afinal, não é assim tão errado.

Ética não é cinza: ou é branco ou é preto. Assim ensinou o Guru de Nazaré: “Sim é sim, não é não. O que não for assim é coisa errada”.

Não perca nossa próxima postagem, toda sexta-feira no Blog da FOCUS!
por: Sérgio Fortes (Consultor Empresarial e Master Coach)

#homeofficeFocus #FocusConsultoria #FocusProtheus #ERPProtheus

plugins premium WordPress