Prezados Clientes e Amigos
O texto é de autoria do nosso colaborador mais jovem, Pedro Harada, 22 anos,
ainda em fase de aprendizagem no Comercial.
Trabalho da Equipe FOCUS Consultoria, do Projeto Seleções 2020
sobre ADAPTABILIDADE e, por isso, decidimos publicá-lo.
Desde março de 2020, por conta da pandemia, passamos forçadamente por um processo de adaptação no trabalho do formato presencial para o formato teletrabalho (“remoto”).
Recebemos dicas e técnicas para manter a disciplina, manter a produtividade e a etiqueta profissional durante nosso expediente. Aliás, atender um cliente ou supervisor de roupa “de casa” não parece ser correto.
Essa mudança imediata e repentina exigiu uma das capacidades da Inteligência emocional conhecida por ADAPTABILIDADE.
Adaptabilidade foi a capacidade que tivemos, como empresa, de se ajustar aos novos cenários impostos pela pandemia, de nos adaptarmos às novas condições, saindo da zona de conforto com responsabilidade.
Essa capacidade de inteligência emocional, embora descoberta em pesquisas científicas recentes, ela é antiga.
Na natureza encontramos diversas espécies que precisam frequentemente praticar a ADAPTABILIDADE. Darwin já dizia que “na natureza não é o forte que sobrevive, mas aquele que melhor souber se adaptar”.
Entre as espécies na natureza que nos dá uma lição extraordinária de adaptação temos o conhecido JOÃO-DE-BARRO, pássaro da nossa fauna brasileira, que se adaptou às mudanças estruturais para continuar construindo sua casa (“ninho”).
Nosso João-de-Barro é um exímio construtor de ninhos de barro em formato de forno com boa visibilidade ao seu entorno, nidificando em árvores, galhos e rochas. Com o passar do tempo, em razão da expansão das áreas urbanas que o trouxeram para mais perto, João-de-Barro soube implementar um processo de ADAPTABILIDADE, ajustando seus ninhos (“casas”), com criatividade e habilidade, nos postes de energia elétrica.
Inspirados em João-de-Barro, também soubemos nos adaptar às novas condições para continuar nossas atividades empresariais. Repentinamente tivemos que ADAPTAR-NOS a trabalhar dentro de nossas casas, buscando diariamente manter uma boa disposição e produtividade das nossas atividades.
Aqui na FOCUS CONSULTORIA ERP, como resultado desse processo de ADAPTABILIDADE, conseguimos preservar nossa produtividade e qualidade dos nossos serviços, adaptados ao trabalho remoto com comprometimento e responsabilidade.
A ADAPTABILIDADE está sendo indispensável para mantermos criativos, unidos, trocando experiências e motivando uns aos outros a outras capacidades, como exemplo: AutoGestão.
Certamente que isso não aconteceu de forma espontânea, mas exigiu um esforço de todos. Para fortalecer essa unidade, realizamos reuniões entre colaboradores para debater temas “Soft skills” – habilidades comportamentais para desempenharmos com competência nossas atividades profissionais e pessoais. A imagem a seguir, obtida numa das apresentações remotas mensais, expressa de forma muita forte o resultado e nível da nossa ADAPTABILIDADE.
Não perca nossa próxima postagem, toda sexta-feira no Blog da FOCUS!
por: Pedro Harada (Assistente Comercial – FOCUS Consultoria)
#FocusConsultoria #FocusProtheus #ConsultoriaProtheus #ConsultoriaTOTVS #Protheus12 #ERPProtheus #ERPTotvs #homeofficeFocus #Adaptabilidade